O estúdio multisciplinar J.Roc Design, com sede em Bonston, desenvolveu uma proposta em madeira para valorizar uma cobertura subutilizada no extremo sul da cidade.
Com motivo de acomodar uma série de diferentes atividades, que requeriam uma grande variedade de mobiliários -e portanto uma redução considerável do espaço-, realizou-se um tratamento sutil à superfície plana da cobertura para que, de maneira integrada, pudesse ser possível criar situações para sentar-se, descansar e entreter-se.
Descrição pelos autores. Situado em Boston, J.Roc Design inseriu uma cobertura modular e esculpida em um edifício histórico, sem utilizar parafusos ou fixadores.
Para realizar uma intervenção sutil, frente às restritas diretrizes históricas, a cobertura é uma coleção de peças de madeira que se desmontam em comprimentos individuais de 90 centímetros.
As juntas de madeira, cortadas com CNC (controle numérico computadorizado), são as únicas conexões, assegurando a longevidade do sistema nos duros invernos e permitindo que o cliente possa mover a cobertura modular a suas casas futuras.
Os programas são alocados com uma única curvatura, e se entrelaçam na superfície da cobertura como uma trama ou dobra.
As superfícies são esculpidas desde o piso, com vários níveis e ângulos para o repouso, provocando zonas de terraço que respondam a atividades que vão desde o ativo ao sedentário, alcançando a intimidade e abertura, enquanto a vegetação nativa recria uma paisagem da pradaria na Nova Inglaterra.
* Veja mais detalhes sobre Pisos de Madeira e outros produtos relacionados aqui.